O Abrigo dos Velhos Professor Nicephoro Pereira da Silva, em Anápolis, registrou nesta segunda-feira (31) a quarta morte após um surto de covid-19 no fim de maio. A vítima é uma idosa de 68 anos, que estava internada na UTI e faleceu na manhã de ontem.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informou que 14 estão internados, sendo 11 na UTI.
O surto contaminou pelo menos 70 pessoas. São 60 idosos positivados e dez funcionários. Todos estão afastados. O abrigo tem 78 moradores.
Dos residentes que testaram negativo, segundo a direção, alguns começaram a apresentar sintomas gripais e podem passar por uma nova testagem.
O lar de idosos foi visitado recentemente por uma médica, que forneceu orientações para reduzir o risco de contágio e monitorar as pessoas que estão contaminadas pelo coronavírus. A grande maioria ainda tem sintomas leves, como febre e tosse. Porém, um dos idosos teve uma piora e precisou de atendimento do Samu.
Todos os moradores e funcionários foram imunizados há mais de 40 dias com as duas doses da CoronaVac. Apenas uma idosa recebeu a vacina da AstraZeneca e não desenvolveu sintomas da covid-19.
Surto de covid-19
Os primeiros casos foram identificados em 23 de maio. De acordo com o abrigo, um morador que foi hospitalizado para tratar de outra doença voltou com sintomas da covid-19. Duas pessoas morreram e pelo menos 27 estavam contaminadas naquele momento.
A terceira morte foi confirmada no dia 28 de maio.
A Secretaria Municipal de Saúde investiga o surto e aguarda resultados de sequenciamento genômico para diagnosticar qual variante infectou os residentes do abrigo.
Fonte: Diário de Goiás