Offline
Goiás ganha 500 capacetes que reduzem a necessidade de intubacão na UTI
Anápolis em destaque
Publicado em 25/03/2021

O governador Ronaldo Caiado recebeu do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), Tiago Ranieri de Oliveira, a doação de 500 capacetes Elmo que serão usados em pacientes hospitalizados com Covid-19. A doação foi entregue nesta quarta-feira (24/03), na sede do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, durante reunião que contou, também, com a presença da coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, e do Secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino. O governador agradeceu os equipamentos e reforçou a parceria com a instituição judiciária.

Os capacetes Elmo são um suporte ventilatório não invasivo usado em pacientes em tratamento da Covid-19 e que apresentam quadro de insuficiência respiratória. O modelo desenvolvido no Ceará, pode reduzir em 60%, segundo comprovação de testes, a necessidade de internação em UTI e a intubação de pacientes acometidos pela Covid-19.

“É colocado na cabeça do paciente e ele passa a receber oxigênio direto e, com isso, tem um melhor aproveitamento”, explicou o governador, que também é médico.

A iniciativa, de acordo com o procurador-chefe do MPT-GO, tem como objetivo diminuir os casos de intubação e óbito na rede de saúde. “A expectativa é de que os capacetes Elmo tenham impactos positivos no Estado de Goiás, sobretudo no momento e fase que a pandemia se encontra, com colapso da rede pública e privada”, afirmou Tiago Ranieri.

 

Comentários