Offline
74 anos de conquistas e superação no atletismo
Anápolis em destaque
Publicado em 30/07/2020

A cidade de Anápolis comemora neste mês de julho 113 anos de história. E, no esporte, o atletismo sempre foi destaque. Tradicional, a Minimaratona 31 de Julho não contará com sua edição 41 devido aos protocolos que restringem aglomerações em função do combate à Covid-19. E mesmo assim, o seu Dirceu, tem muita história para contar. Ao todo são 1,2 mil participações em corridas, 650 medalhas e 400 troféus em competições de mais de 21 países.

Natural da cidade de Buritis (MG), Dirceu Alves da Silva chegou em Anápolis no dia 6 de janeiro de 1970 e por aqui ficou. Se casou e criou dois filhos gêmeos. Ele revelou que participou de quase todas as edições da Minimaratona 31 de Julho. A lembrança mais antiga que tem em casa é da 6ª Maratona realizada no ano de 1977. No atletismo de rendimento, começou a correr em 1985, aos 39 anos, onde encontrou alguns obstáculos, mas buscou superação no esporte. “Era fumante, o atletismo me trouxe qualidade de vida”, conta.

Hoje, aos 74 anos, recordou nomes de alguns atletas que por aqui passaram, e que marcaram a Minimaratona 31 de Julho. “Colaborei para a vinda do Valdenor Pereira dos Santos, que inclusive bateu o recorde do percurso. Também o Marilson Gomes, que venceu duas vezes a Maratona de New York, além do Ronaldo da Costa que é recordista da Maratona de Berlim’’, completa.

Seu Dirceu, que no atletismo é especialista nas provas de 15 km, 21 km e 42 km, segue treinando em casa e aperfeiçoando na busca por novas metas e objetivos. “Quando esse momento passar, voltaremos com tudo. Hoje estou me preparando para a Maratona de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que acontecerá em janeiro de 2021. Se tudo der certo, estarei lá”, finaliza.

2020
A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, informou que a edição número 41 da Minimaratona 31 de Julho está cancelada. A decisão atende aos protocolos que restringem aglomerações devido ao combate à Covid-19. A Minimaratona 31 de Julho faz parte da programação em comemoração ao aniversário da cidade.

Histórico

Em 2019, a 40ª edição da Minimaratona foi histórica: reuniu mais de 4.500 atletas e contou com a participação do queniano Stanley KipchirchirKoech, campeão da Meia Maratona do Rio 2019 e 2º lugar na São Silvestre 2014; além da classificação dos três melhores colocados anapolinos em cada categoria, masculino e feminino, nos percursos de 5 km e 10,5 km, para a disputa da Maratona de São Silvestre, que aconteceu no final do ano, em São Paulo.

http://www.anapolis.go.gov.br/

Comentários