O município decidiu suspender os atendimentos eletivos na rede de saúde. A decisão, que alcança a rede pública e privada, consta do Diário Oficial Municipal e está em consonância com decreto publicado pelo governo do Estado de Goiás, na segunda-feira, 23, que também suspende os procedimentos em todo o território goiano.
Não sofrerão interrupções:
- Terapia renal substitutiva (hemodiálise ou diálise peritoneal);
- Hematologia e hemoterapia;
- Oncologia;
- Cardiologia intervencionista;
- Neurocirurgia;
- Programa IST/AIDS;
- Tratamento e acompanhamento de tuberculose e hanseníase;
- Pré-natal habitual e de alto risco;
- Clínicas de vacinação;
- Serviços de ultrassonografia obstétrica;
- Ultrassonografia transvaginal para gestantes;
- Laboratórios de análises clínicas, desde que não haja aglomerações de pessoas.
O documento resguarda a integralidade do atendimento ao paciente oncológico e renal crônico em todos os níveis de assistência. E esclarece que os exames executados referentes à cardiologia estão restritos aos de Alta Complexidade.
Outra informação publicada foi sobre os profissionais das unidades estaduais de saúde que tiverem seus atendimentos eletivos suspensos. Conforme a necessidade da gestão, eles serão realocados em outras áreas assistenciais a fim de apoiar as ações relacionadas à contenção da pandemia.
“Estamos avaliando, diariamente, as medidas para conter o avanço do coronavírus na cidade, em parceria com o governo estadual e, principalmente, de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde”, pondera o prefeito Roberto Naves.
http://www.anapolis.go.gov.br/