Os professores que vão atuar na unidade já foram selecionados e, durante a inauguração, centenas de pais e responsáveis puderam fazer a pré-matrícula de seus filhos – se estende até o dia 30 de janeiro. Além disso, a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda esteve no local para fazer a atualização do Cadastro Único – porta de entrada para benefícios sociais –, inscrição para cursos profissionalizantes, Sistema Nacional de Emprego (Sine) e Cras Leste.
A moradora, Katarina Lopes, 37 anos, levou a filha Julia, 3 anos, para fazer a pré-matrícula na unidade de ensino. “Essa é uma demanda tão antiga, é como um sonho se tornando realidade. Nosso bairro é muito distante [depois do Daia] e sempre éramos deixados de lado. Mas, agora, com esse espaço, vamos poder trabalhar tranquilos, pois nossos filhos estarão em um lugar confiável”, disse a mulher, que está sem trabalhar porque não tem com quem deixar a filha.
E a secretária municipal de Educação, Sonja Maria Lacerda, garantiu que as crianças vão receber o melhor tratamento. “Estamos com vocês. Vamos acompanhar todo o processo de aprendizagem das crianças. Sempre que precisarem, entrem em contato conosco que estaremos dispostos a ajudar”, afirmou a secretária ao garantir que a prioridade é atender os bairros mais distantes.
A obra estava paralisada desde 2016, mas foi iniciada ainda na gestão passada, em 2013. “Quando esse lugar ficou abandonado, vândalos entraram aqui roubaram e destruíram muita coisa. Foi por isso que precisamos refazer todo o projeto, para concluir e entregar para a população”, contou o prefeito Roberto Naves, que ainda adiantou uma novidade para os moradores. “Em breve estaremos aqui novamente, porque esse bairro vai ganhar uma unidade de saúde”, revelou o chefe do Executivo.
Outra inauguração
Mas não para por aí! O Bairro Campos Elísios ganha nesta quinta-feira, 23, o Cmei Dina Eliene dos Santos Freitas. Na unidade, haverá tanto estudo em horário parcial quanto integral – sendo 160 crianças no primeiro caso e 120 crianças em período integral. No dia da inauguração, até o dia 30 de janeiro, será feitas as pré-matrículas para as vagas da unidade escolar. Para isso, o responsável deve levar documentos pessoais e da criança.
Estrutura
As duas creches vão contar com 1,2 mil m², dispondo de oito salas, laboratório de informática, sala de leitura, dois conjuntos de banheiros infantis e dois conjuntos para Portador de Necessidades Especiais (PNE), bloco administrativo (diretoria, secretaria, sala de professores, almoxarifado, banheiros e hall de entrada), pátio coberto, refeitório, bloco de serviço (cozinha, lavanderia, depósito de frios, perecíveis e roupas limpas, banheiros para funcionários e área externa de serviço), playground e estacionamento. “Sou professor e sei o quanto é importante uma infraestrutura como essa, onde o bem-estar e qualidade de ensino prevalecem”, diz o prefeito Roberto Naves. O valor de investimento, desde o início de cada uma das obras, foi de cerca de R$ 2 milhões.
Vale ressaltar que ambas também vão ganhar playgrounds, instrumentos musicais e materiais lúdico/pedagógicos, assim como todas as outras unidades de educação infantil de Anápolis receberam no fim de 2019. A data para o início das aulas depende da seleção feita por sistema de pontos – que é controlado pelo Ministério Público (MP) e imutável.
Divulgação das vagas
Nesta segunda-feira, 20, também será divulgado o resultado geral do pré-escolar, fundamental (1º ao 9º ano), além de ensino Infantil 4 e 5 (antigo Jardim I e II). No dia 23, serão divulgadas as vagas da creche. Os resultados estarão disponibilizados no http://portaleducacao.anapolis.go.gov.br:8115/portal/ e quem não conseguir acessar pode buscar informações pelo telefones: 3902-1379/3902-2758
Até o dia 30 de janeiro, os responsáveis devem levar às unidades escolares: comprovante de endereço e RG do mesmo, além de certidão de nascimento da criança e, em caso de creche, cartão de vacinação da criança.
Nesse compasso, em breve serão inauguradas a Escola Municipal Cecília Meireles (Reny Cury), Escola Municipal Cora Coralina (Vivian Parque), uma unidade na Vila São Vicente (Igrejinha), além de cinco quadras cobertas espalhadas pela cidade.