A experiência do Arthur Matias foi compartilhada por 100 meninos e meninas de até seis anos de idade, que representam o foco do trabalho de educação ambiental realizado pela Prefeitura de Anápolis. “Uma ação muito importante e que vem ao encontro da nossa proposta de abordar a questão ambiental junto à pedagógica”, explicou Aline de Souza Cunha, diretora do CMEI Amélia Jacob, destacando ainda a qualidade do conteúdo oferecido a crianças e o serviço prestado pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente, responsável pelo projeto.
“Ficamos muito felizes com o resultado que nosso programa de educação vem alcançando. É um grande acerto atuar junto aos pequenos, que entendem e multiplicam a mensagem de preservação”, defendeu Jakson Charles, secretário municipal de Meio Ambiente. Ele aproveitou para lembrar que no outro extremo estão o trabalho de fiscalização e repressão aos crimes ambientais, o que se pretende diminuir formando uma geração de cidadãos mais conscientes.
Ação
O trabalho é dividido em duas partes. Na primeira, os meninos e meninas acompanham uma história sobre a relação do ser humano com a natureza, contada pela professora Fernanda Vasconcelos. Em seguida, participam de oficina com plantio de sementes. O que a criança planta, leva para casa e fica responsável pelos cuidados no dia a dia. “Assim, mostramos como se faz desde o início e destacamos o compromisso que se deve ter com a natureza”, reforçou Jakson Charles.
Iniciada em novembro, a ação de conscientização ambiental já tem mais uma edição agendada, para a próxima sexta-feira, 6, no CMEI Dalva Maria Trindade, no Conjunto Filostro Machado. Antes, passou pelo CMEI Mário Quintana, no Setor Sul e pelo CEI Betesda Jardim Primavera.