A consciência ambiental é uma construção contínua e que deve ser despertada ainda na infância. Com essa premissa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente leva até os pequenos do CMEI Mário Quintana, no Setor Sul, uma série de atividades lúdicas para incentivar a consciência ecológica, incluindo o plantio de sementes. A ação, coordenada pela Diretoria de Educação Ambiental, acontece nesta terça-feira, 19 de novembro, no período matutino, alcançando 240 meninos e meninas de até seis anos de idade.
A grade de atividades começa por volta das 8h30, com uma apresentação teatral sobre preservação ambiental e ênfase nas questões de sustentabilidade. Na sequência, os profissionais da Secretaria de Meio Ambiente oferecem uma oficina de plantio de sementes de frutíferas como caju, pitanga, melão, mamão e ata. Conforme o titular da pasta, Jakson Charles, a educação sempre é o ponto de partida para o conhecimento. “E é isso que queremos, que nossas crianças aprendam sobre preservação e recuperação de nossa flora, sobre descarte adequado de lixo e outras questões pertinentes ao setor”, explica.
Para fomentar ainda mais a responsabilidade e o entendimento sobre meio ambiente, todas as atividades desenvolvidas no CMEI Mário Quintana terão caráter lúdico. “As crianças vão colocar a mão na massa, plantar as sementes, e depois levá-las para casa e cuidar delas no dia a dia. Acreditamos que esse seja um exercício interessante e produtivo”, diz Jakson Charles, lembrando que também serão doadas mudas de árvores nativas do cerrado para os pais de alunos, dentro do trabalho que foi iniciado em 15 de outubro último e que vai distribuir 250 mil até janeiro de 2020.
http://www.anapolis.go.gov.br/