A nova Cafa superou a central de Aparecida de Goiânia, considerada modelo no Estado de Goiás, em estrutura e modernidade. O espaço possui câmara fria para injetáveis, sala de controlados, sala de judicializados, depósitos de medicamentos vencidos, prateleiras para armazenamento, local de carga e descarga, entre outros adequados que garantem a qualidade e facilitam a distribuição.
Ainda há o sistema de gestão de entrada e saída de medicamentos, onde os pedidos das unidades são feitos de modo informatizado. Assim, é possível fazer uma gestão inteligente do estoque, otimizando a distribuição, reduzindo perdas e enxugando os processos de compra.
A informatização passou a ser uma realidade na Cafa desde o final do ano passado que fica ainda mais eficiente com o novo espaço e logística. Entraves na distribuição de medicamentos na rede municipal, antes recorrentes em Anápolis, deixaram de existir a partir do trabalho feito pela gestão atual referente à aplicação da tecnologia na central. Hoje há um controle inteligente do estoque, garantindo assistência aos pacientes e economia para os cofres públicos.
Os medicamentos e os insumos médicos e hospitalares são comprados em uma quantidade que leva em conta o uso mensal e a validade de cada produto, eliminando assim qualquer problema de desperdício. É possível programar licitações e fazer pedidos antecipados para fornecedores.
A informatização da Cafa garantiu dados corretos dos tipos de medicamentos mais usados na rede pública anapolina, contribuindo assim para a definição de políticas públicas na área da saúde. Há ainda uma preocupação com pedidos determinados pelo Poder Judiciário, que sem um acompanhamento correto acabavam pegando os gestores de surpresa.
Reestruturação
A inauguração da nova sede da Central de Assistência Farmacêutica de Anápolis (Cafa) faz parte de um processo iniciado pela atual gestão chamado de reestruturação da saúde, iniciado em novembro de 2018, cujo balanço de um ano será apresentado no evento.
A reestruturação mudou a cara da saúde de Anápolis, facilitando o acesso do cidadão aos serviços de saúde, reduzindo filas e melhorando qualidade do atendimento. Exemplos deste trabalho são a implantação do horário estendido nas unidades básicas, a construção da UPA Norte, a inauguração da UPA com Perfil Pediátrico e a implantação do ZAP da Prefeitura para agendamento de consultas e exames, além de orientações sobre medicamentos.
Serviço
Inauguração da nova Cafa e balanço de um ano da reestruturação da saúde
Data: 7/11/19
Horário: 8h30
Local: Avenida Sebastião Pedro Junqueira, quadra 24, lote 33, Jundiaí Industrial