Offline
Hospital-Dia faz 2,5 mil atendimentos por mês
Anápolis em destaque
Publicado em 02/10/2019

Neste 1º de outubro, Dia do Idoso, a Prefeitura de Anápolis, via Secretaria Municipal de Saúde, realizou palestras, gincanas, atividades físicas e outras ações no Hospital-Dia do Idoso (HDI), voltadas para a prevenção, mas que também serviram para reforçar a importância da estrutura para atendimento da terceira idade.

Localizado no Jardim Calixto, o HDI é uma unidade de assistência de média complexidade, que atende demandas preconizadas no Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso. Seus pacientes geralmente são encaminhados das unidades básicas de saúde, que são a porta de entrada do sistema público.

O Hospital-Dia conta com atenção ambulatorial especializada multiprofissional, apta a atender idosos que apresentem doenças que causam declínio da funcionalidade, momentâneo ou progressivo. São os casos de Acidente Vascular Encefálico, Alzheimer, Parkinson, entre outras doenças neurológicas.

O local cuida ainda de pacientes com mais de 60 anos que apresentem problemas cardíacos, ginecológicos, urinários ou dermatológicos, além de distúrbios endócrinos e metabólicos. Há outras especialidades, como ortopedia, psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, odontologia e nutrição.

Em um país cujo número de idosos já representa 14,3% do total da população, somando 29,3 milhões de pessoas, a rede municipal de saúde de Anápolis antecipa uma tendência que está bem próxima: em 2030 o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo.

Portanto, o Hospital-Dia do Idoso exemplifica uma necessidade real que coloca o município na dianteira em Goiás em se tratando de políticas públicas para a terceira idade. A unidade conta ainda com sala de curativos e procedimentos como sondagens vesicais de alívio e de demora, administração de medicamentos injetáveis, soroterapia e oxigenoterapia.

Para o senhor Sebastião da Silva, o Hospital-Dia já faz parte da sua vida, pois é no local que ele tem garantida a assistência médica cotidiana, além de ter contato com questões ligadas à prevenção. O idoso diz que os servidores são seus amigos e classifica o atendimento como maravilhoso.

O HDI possui hoje 55 funcionários, do Município, Estado e União. São cerca de 1,5 mil atendimentos médicos mensais, além de 580 atendimentos de reabilitação multiprofissional.

Segundo o Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil) divulgado em 2018, 75,3% dos idosos brasileiros dependem “exclusivamente” dos serviços prestados no Sistema Único de Saúde (SUS). O cenário em Anápolis não é diferente disso, o que só demonstra a dimensão do HDI.

Paciente da unidade, Vicente Rezende conta que o atendimento deveria ser copiado no Brasil inteiro. Para o idoso anapolino, o Hospital-Dia tem “calor humano”. E esse detalhe, ensina, é importante para o sucesso de qualquer tratamento. “A alegria e atenção com que somos recebidos são tão importantes quanto às orientações do médico e os remédios que ele nos receita”, finaliza.

 
 

http://www.anapolis.go.gov.br

Comentários