Offline
Festival Paralímpico leva esporte e lazer a crianças
Anápolis em destaque
Publicado em 22/09/2019

“Ver as crianças se divertindo é gratificante, alegra o dia de qualquer pessoa’’. Esse foi o sentimento do prefeito Roberto Naves na manhã deste sábado, 21, no Festival Paralímpico realizado no ginásio Newton de Faria. Pela segunda vez consecutiva, Anápolis foi sede do evento nacional, realizado na cidade pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, com chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro. O Festival ocorreu em 70 cidades brasileiras, reunindo mais de 11 mil crianças.

Em Anápolis, as atividades inclusivas foram: futebol de cinco, arremesso de disco, arremesso de peso, salto em distância e bocha. Destaque da natação anapolina, o talentoso Alan Wallison, de 12 anos, é um fenômeno na piscina e já foi até campeão dos Jogos Paralímpicos Escolares em São Paulo. Ele participou do evento e lembrou seu início no esporte. “Estar aqui é gratificante. Comecei com 9 anos, a natação mudou totalmente a minha vida’’, disse o atleta.

Mãe do garoto Odair de Souza, Marla Aparecida acredita que o esporte transforma vidas. “Meu filho é deficiente auditivo, o que não impede de praticar as coisas que gosta, que são atividades esportivas. Ver tantas crianças se divertindo é muito emocionante. Aqui meu filho faz amigos e isso é o que realmente importa’’, afirma.

O Secretário de Esportes, Karim Abrahão, garante que o Bolsa Atleta, programa da Prefeitura que apoia financeiramente os atletas da cidade, segue transformando vidas. “Vemos os resultados nos campeonato e percebemos que os atletas anapolinos são destaques. Para terem um bom desempenho, precisam de apoio, e o prefeito Roberto Naves nos dá todo o respaldo’’, completa.

Bolsa Atleta

O Bolsa Atleta, maior programa de apoio financeiro a atletas que praticam modalidades olímpicas, retornou com tudo em 2019. Foram disponibilizadas 116 bolsas, sendo 13 para atletas paralímpicos, que cobrem gastos com educação, alimentação, saúde, treinamento e aquisição de equipamentos, pagamento de taxas de competições, e transporte para participação em eventos esportivos fora da cidade. 

Investimento de mais de R$ 500 mil reais, somente neste ano, contemplando praticantes de atletismo, basquete, boxe, capoeira, ciclismo, futebol/futebol society, futsal, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, kickboxing, muaythai, natação, patins e skate, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

http://www.anapolis.go.gov.br

Comentários