As crianças são peças fundamentais no trânsito, sejam como pedestres ou futuros ciclistas e motoristas. E pensando em formar cidadãos conscientes e responsáveis, a Prefeitura de Anápolis, via Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), convocou a garotada para protagonizar a primeira ação da Semana Nacional de Trânsito 2019.
Com o tema "No Trânsito, o sentido é a vida", a atividade, que aconteceu nesta quarta-feira, 18, teve como foco os condutores que passavam pela Praça Dom Emanuel. No total, 30 crianças, participaram da blitz educativa para orientar os motoristas e entregar folhetos informativos sobre a importância de respeitar as leis do trânsito.
Daniel Ricardo, 11 anos, foi um dos participantes. Para ele fazer parte da programação foi um aprendizado. “Tive a oportunidade de contribuir com a melhoria do trânsito na minha cidade e ainda, ajudar os motoristas a ficarem mais conscientes. Estou muito feliz”, disse o garoto.
E quem gostou bastante destes pequenos agentes de trânsito, foram os próprios condutores. O motociclista Fabrício Ribeiro foi um dos abordados pela blitz. Mesmo surpreso, ele elogiou a ação da Prefeitura de Anápolis, feita em parceria com a Polícia Militar. “As crianças como agentes além de conscientizar os motoristas, também são educados em relação ao trânsito. Gostei muito dessa iniciativa, estão de parabéns”, explicou o segurança Fabrício Ribeiro.
Campanha
A Semana Nacional de Trânsito tem como objetivo conscientizar a sociedade, por meio da mudança de comportamento dos motoristas e pedestres. Com o tema "No Trânsito, o sentido é a vida", o evento acontece de 16 a 20 de setembro. A próxima atividade será uma palestra que acontece na quinta-feira, 19, às 9h, na Escola Municipal Antônio Constante. Na sexta-feira, 20, os alunos da Escola Municipal Manoel Gonçalves Cruz recebem a equipe da CMTT em foi horários, às 9h e às 15h.
O diretor de Educação para Trânsito, Idam Pinto Brandão, explicou que órgão trabalha com a prevenção, o incentivo ao comportamento seguro e consciente dos motoristas e pedestres. “É preciso desenvolver iniciativas preventivas e que reflitam na conscientização das pessoas. As campanhas podem alcançar a todos, de forma ampla e sem restrições”, disse o diretor.
Já o diretor da CMTT, Fernando Cunha, destacou que, mesmo com as ações de conscientização desenvolvidas, é fundamental oferecer infraestrutura de trânsito para a população. “Por isso, temos fiscais nas ruas, equipes que trabalham a conscientização e também intervimos de forma positiva para melhoria da sinalização horizontal, vertical e reflexiva. Temos um recorde de ações feitas em toda cidade”, finalizou Fernando Cunha.
http://www.anapolis.go.gov.br