Priscila Estavam, 22 anos, estudante de Química Industrial na UEG e membro da equipe vencedora, explicou que seu grupo desenvolveu uma plataforma, intitulada “Sistema Inteligente de Direcionamento e Acompanhamento (Sida)”, que usa a inteligência artificial para desafogar os postos de pronto-socorros e fazer o processo de triagem do paciente à distância. “Acreditamos muito no que fizemos, tanto é que no dia da apresentação estávamos muito felizes com o resultado”, contou a jovem.
Além da Priscila, o grupo campeão era composto por Lucas Souza (Medicina – UniEvangélica), Pedro Rodrigues (Ciências da Computação – IFG), Deyvison Gomes (Economia – UEG) e Raphael de Lima (Ciências Sociais – IFG). “Nosso maior desafio foi promover a integração em um time que não se conhecia até então. Isso colocou a prova nosso espírito de equipe, de compreensão para aceitar e revogar ideias. Mas, foi com um objetivo claro que as coisas foram fluindo e entramos em sintonia”, contou a estudante.
Além do prêmio em dinheiro, o projeto será disponibilizado no site do Senai para que todas as prefeituras do Brasil tenham acesso. O prefeito Roberto Naves também vai avaliar a viabilidade de implantação em Anápolis.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriano Baldy, o evento superou todas as expectativas de público e qualidade. E devido ao sucesso, os 40 finalistas do desafio ganharam uma surpresa da Prefeitura. “Percebemos que ele são muito interessados em inovação e por isso vamos levá-los ao Campus Party, em Goiânia, com entrada e transporte totalmente gratuitos”, contou Baldy. O evento ocorre a partir desta quarta-feira, 4, até domingo, 8, no Passeio das Águas Shopping.
No dia do evento, os participantes assistiram àpalestra “Novos Modelos de Gestão”, ministrada pelo consultor em Design e Inovação do Coletivo Centopéia, Alexandre Andrade. Depois, eles tiveram a oportunidade de ter um bate-papo com os alunos do Senai Canaã, de Goiânia, que conquistaram o primeiro lugar no Torneio Aberto de Robótica de West Virginia, na Universidade da Nasa, nos Estados Unidos (EUA).
Logo em seguida, os jovens começaram a colocar a mão na massa. Eles se reuniram em grupos para a explicação do desafio e, juntos, promoveram oficinas de modelagem de negócio e desenvolveram as soluções. Ao final, uma banca avaliou cada projeto.
O 1º Desafio Jovem Inovador aconteceu dentro da programação da Expo Anápolis, a maior feira multissetorial do Centro-Oeste. Participaram estudantes universitários de graduação, de vários cursos e períodos, das seguintes instituições parceiras: Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unievangélica, Senai, Instituto Federal de Goiás (IFG) e Faculdade Metropolitana de Anápolis (Fama). O prêmio foi oferecido pelo Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás (Sindfargo).
A Feira
A Expo Anápolis colocou a cidade novamente no circuito das grandes feiras empresariais do Brasil. Promovida pela Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), ocorreu de 28 a 31 de agosto de 2019, no Centro de Convenções da cidade. O foco foi na realização de negócios, lançamento de produtos, conquista de novos clientes, divulgação e promoção do potencial econômico de Anápolis e do Estado de Goiás.