O AnaContah acontece nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no Parque Ipiranga, das 9h às 20h. Participam do Encontro de Contadores de Histórias representantes de Goiás (Anápolis, Alexânia e Aragarças), Minas Gerais e Distrito Federal.
A professora aposentada Dalci Barbosa, criadora do projeto, conta que a ideia surgiu a partir de suas experiências no campo de contação e cantação de histórias. “Desenvolvi um trabalho com crianças, adolescentes, jovens e adultos de nossa cidade e essas atividades me deram embasamento para realizar o primeiro AnaContah.A ideia sempre foi promover, difundir, divulgar e estimular a leitura, além de desenvolver a oralidade por meio dos recursos próprios da tradição oral”, explica.
Segundo a secretária municipal de Cultura, Eva Cordeiro, a administração municipal busca incentivar os contadores de histórias de Anápolis e trazer para o público essa atração. “A contação de história faz parte da nossa cultura, seja por meio de fatos vividos, ou por algo que você leu, gostou e quis compartilhar. Isso reforça a cultura popular e incentiva crianças e adolescentes a gostarem mais de ler e contar histórias”, avalia.
Formato
O evento será aberto ao público e a entrada é gratuita. Os temas são livres, respeitando o tempo estipulado pelos organizadores para cada história. Entre as participações, haverá dois alunos de escolas municipais e outros dois de unidades estaduais, todos de Anápolis. Outra iniciativa de destaque será a Roda de Prosa, que oferece aos participantes a possibilidade de produzir e apresentar textos literários dos mais variados gêneros.
Serviço:
I Encontro de Contadores de Histórias
Dias: 31 de agosto e 01º de setembro
Horário: 9 às 20 horas
Local: Parque Ipiranga