Nessa edição, o evento vai agitar a zona oeste de Anápolis, valorizando e difundindo a cultura Hip Hop. Subirá aos palcos o rapper Eduardo Taddeo, ex-componente do grupo paulista Facção Central, artistas convidados de outros municípios e representantes da cidade, que desenvolvem a musicalidade deste estilo e a dança urbana. “A essência se mantém a mesma da primeira edição, que consiste em levar cultura e unir os moradores, mas sempre buscando se fazer um pouco mais”, explica o organizador Zilmar Esteves, conhecido no meio artístico como Emizi.
Um dos destaques é a “Batalha ZO” (alusivo à Zona Norte), na qual MC’s disputam desafios de rimas em três etapas. A eliminatória será neste domingo (24), no Parque Ambiental Ipiranga, às 16 horas. O 2º Ação Cerrado receberá os selecionados do Ipiranga, para a semifinal e final que acontecerão no domingo (1º), no Feirão do IAPC, às 16 horas. Os finalistas concorrem a troféu e prêmios em dinheiro a serem definidos pela organização do evento.
Outros
Duas oficinas farão a parte formativa do projeto, sendo uma de preparação de DJ’s e MC’s, e outra de produção de videoclipes no celular. A primeira apresentará as técnicas da base musical e de apresentação ao público do movimento hip hop com referências como Nego Dé (DF), Dj Berimbau (GO) e Emizi (GO). A formação discutirá representação social, discurso, letras, ritmo e criação dos instrumentais. As oficinas serão gratuitas e destinadas aos alunos do Colégio Estadual Américo Borges.
A oportunidade de difusão da cultura de rua, de maneira acessível, terá vez com a oficina de videoclipe no celular pelo artista visual e cineasta anapolino Rei Souza. O audiovisual termina nos clipes musicais, o Cinerua estará presente na segunda edição com a exibição de um curta-metragem feito por jovens da região e estará aberto para serem apresentados vídeos dos artistas presentes.
Uma preocupação especial do projeto é pensar o espaço da mulher no movimento da cultura de rua. Uma roda de conversa será realizada por Dayane Komukaye e a MC Vera Verônika, que também se apresentará nos palcos do Ação Cerrado na sexta-feira (30). O diálogo fará Percurso da representação feminina no hip hop, com ênfase no rap, indo em defesa das conquistas da mulher na sociedade brasileira e global.
Identidade
O projeto vem potencializar um trabalho realizado pela Associação Komukaye desde o ano 2000, difundindo a musicalidade e outras vertentes da cultura de rua. A programação pretende impactar A zona oeste da cidade, compreendendo bairros como IAPC, Jardim Suíço, Parque das Nações, Paraíso, Santa Cecília e São Joaquim.
O projeto foi contemplado pelo edital de 2018 do FMC, que no setorial de música disponibilizou o valor global de R$ 120 mil em festival, ações formativas, produção e circulação. “Todos nós ganhamos quando reunimos a energia de um trabalho realizado há anos e a oportunidade de fortalecer essa ação com o investimento público”, pontua a secretária municipal de Cultura, Eva Cordeiro.
Confira a programação:
Sexta Feira – 30/08
14:00 Hrs - Oficinas e Palestras
Local: Colégio Américo Borges – Setor IAPC
18:00 hrs – Apresentações com:
Nego Dé
Vera Verônika
20:00 hrs - Cinerua
Local: Quadra da Escola Municipal Moacyr Romeu Costa - Bairro Paraíso
Sábado - Dia 31/08
15:00 hrs – Apresentações com:
Local: Rua Dona Cremilda, Vila Santa Cecília
DJ Ganja
Microfone aberto – abrirá espaço para pequenas apresentações espontâneas de rappers e artistas presentes entre o público;
Distúrbios
Bandolands
Internos
DJ Birimbal
Liberdade Condicional Rap
TROPA DE ELITE
Domingo – 01/09
11:00 Hrs – Apresentações com:
Local: Feirão Coberto da Vila São Jorge
DJ GANJA
Funk das Antiga
Microfone Aberto
Etapa Semi Final da Batalha da ZO
Rakel Reis
Komparsa’z
Dj Birimbau
Desígnio
Ideologia do Rap
AFAL
Etapa Final da Batalha da ZO
Eduardo Taddeo
Serviço:
2º Ação Cerrado
Data: 30 de agosto a 1 de setembro de 2019
Horários: Conferir programação
Locais:
Colégio Américo Borges – Setor IAPC
Escola Municipal Moacyr Romeu Costa - Bairro Paraíso
Rua Dona Cremilda, Vila Santa Cecília
Feira Coberta Alcides José Pereira – Rua São Jorge esquina com Rua Oscar Niemeyer, Vila São Jorge