Dezenas de obras de arte surpreenderam o público nesta semana, na Escola de Artes Oswaldo Verano (Eaov), na inauguração da Exposição PedagógicaArte Moderna e Processos Experimentais, realizada na última terça-feira, 13. No total, trinta artistas expõem suas criações, que foram desenvolvidas em diversas oficinas realizadas na Escola pela Prefeitura de Anápolis – de latonagem, pintura a óleo e fotografia, via Secretaria Municipal de Cultura. O público pode conferir a Exposição até dia 30 de agosto, a entrada é gratuita.
O artesão Mauro da Silva Santa Rosa, um dos participantes da oficina de latonagem, confecciona itens como pulseiras e colares em resina epóxi. Ele veio da capital carioca para Anápolis há 20 anos e adorou aprender sobre novas técnicas. “Somar o que faço com as técnicas e materiais que aqui aprendi foi uma descoberta maravilhosa. Gostaria de ter tido estas experiência há décadas, mas tudo tem seu tempo”, conta Mauro.
As oficinas foram ministradas pelos especialistas Antônio Martins (latonagem), Isaac Alarcão (pintura a óleo) e Joardo Filho (fotografia). “Me surpreendeu o fato de alunos que nunca trabalharam com latonagem trazerem resultados surpreendentes a partir de suas habilidades e criatividade”, destaca Antônio Martins. Ele explica que o estilo, frequentemente encontrado como decoração, guarda muito mais possibilidades do que a mera função de representar um objeto ou ser vivo.
As leituras da paisagem bucólica e campestre foi o foco do professor emérito da Eaov, Isaac Alarcão. “Foi uma experiência interessante tanto no ponto de vista da técnica que os participantes alcançaram, como na satisfação pessoal deles com seus trabalhos”, enfatiza Isaac.
Pedagogia
Vertentes entre as técnicas tradicionais e as novas tecnologias estão presentes na Eaov. De uma forma especial, as artes contemporâneas têm sido potencializadas por oficinas de curta e média duração. Além dos conteúdos, o destaque está para o processo pedagógico que é uma preocupação até mesmo nas formações rápidas. “O que diferencia esta experiência de outras que já tive é o respeito à criatividade de quem está aprendendo”, aponta Rafael Ferraz que participou da oficina de fotografia.
A inovação ao lado das técnicas tradicionais proporciona mais maturidade para o olhar contemporâneo e também abre possibilidades para valorização das artes clássicas, é o que acredita a secretária municipal de Cultura, Eva Cordeiro. A Eaov está com as obras dos participantes em exposição durante seus horários de funcionamento nos três turnos, exceto noites de sextas-feiras e finais de semana.
Serviço
Exposição Pedagógica: Latonagem, Pintura à Óleo e Fotografia
Data: até dia 30 de agosto
Horários: segunda a sexta 09h às 12h00 e 14h às 18h00, e também segunda a quinta 19h às 22h00.
Entrada gratuita
Informações: 3902-1218
http://www.anapolis.go.gov.br