Para conseguir o PPC, o interessado deve ter o cadastro no CadÚnico, feito pelas equipes do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) – confira o endereço e horário de atendimento abaixo. Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso um advogado para conseguir o benefício, basta ir à unidade do Cras mais próxima à sua casa, que a equipe vai ajudá-lo a fazer o agendamento e a tirar suas dúvidas. “Mas atenção! Para não correr o risco de perder o BPC, é necessário atualizar os dados do CadÚnico a cada dois anos”, alertou a gerente do serviço e do Bolsa Família da Prefeitura, Danilva Alves Teixeira, que também participou da roda de conversa.
Eurico do Nascimento, 69 anos, frequentador assíduo do CCI há dois anos, está adorando o ciclo de palestras. “Esclareceu muitas dúvidas que eu tinha. A cada encontro estamos mais interados de assuntos muito relevantes. Informação é tudo de bom”, comentou o aposentado.
A gerente dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Paif, Maria de Fátima Miguel, contou que essas ações acontecem para transformar o CCI em SCFV também. “Na prática, vamos poder inseri-los em vários assuntos da atualidade, como está acontecendo nas últimas semanas. Já falamos sobre INSS, Estatuto do Idoso, Combate a Violência na Terceira Idade e o próximo assunto a ser abordado será Relacionamento de Pais e Filhos”, contou.
Quem tem direito ao BPC?
Podem receber o BPC pessoas idosas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência. O benefício é destinado a idosos que não têm direito à previdência social e a pessoas com deficiência que não podem trabalhar e levar uma vida independente. A renda familiar nos dois casos deve ser inferior a 1/4 do salário mínimo.
Para receber o benefício assistencial é obrigatório que a família esteja inscrita no Cadastro Único – que é um sistema de informação do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário necessário para gerar o Número de Inscrição Social (NIS). É por meio do NIS que os usuários podem se inserir nos programas sociais oferecidos pelo Governo como, por exemplo, Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o BPC.
Cadastramento
O beneficiário deve procurar os pontos de cadastramento ou ligar para os números 3902- 1054 ou 0800 646 1121 para se cadastrar. É necessário levar os documentos pessoais de todos que moram na casa, especialmente o CPF. Para se cadastrar no Cadastro Único, o responsável pela família, que não precisa necessariamente ser o usuário do BPC, deve procurar um dos locais de cadastramento. Vale lembrar que é de responsabilidade da família manter os dados sempre atualizados, sobretudo se houver modificação, ou no prazo máximo de dois anos.
Cras
O Centro de Referência de Assistência Social é a porta de entrada para os serviços socioassistenciais do município. São unidades públicas, responsáveis pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Anápolis tem três unidades de CRAS, que estão situadas em regiões de vulnerabilidade e risco social. Cada uma abrange a 85 bairros, que compreende a aproximadamente 100 mil habitantes. O horário de atendimento é das 8h às 17h.
Cras Leste
Endereço: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) - Praça Valdemar Jorge Naben - Jardim Alvorada
Telefone: 3902-1573
Cras Norte
Endereço: Avenida do Estado, s/nº - Vila Norte
Telefone: 3902-2639
Cras Sul
Endereço: Av Pedro Ludovico, lotes 19 e 20, QD A - Jardim Ana Claudia
Telefone: 3902-1539