Segundo a coordenadora administrativa da unidade, Denise Pessoa, a proposta é trabalhar a prevenção de todos os tipos e níveis. Ela conta que queimaduras domésticas com água quente, óleo, café, panela, ferro elétrico, assados, provocados por explosões com gasolina e álcool e outros, estão em primeiro lugar no ranking de atendimento do Ambulatório e as principais vítimas são crianças e idosos.
“É fundamental o trabalho de prevenção e cuidados, principalmente, dentro de casa, já que acidentes domésticos com crianças estão no topo da lista de queimaduras do ambulatório”, ressalta.
Em seguida, estão acidentes abrasivos de lesões múltiplas, geralmente causadas por acidentes no trânsito, envolvendo motocicletas, nos quais a vítima entra tem atrito com o asfalto ou terra, além de lesões causadas por escapamentos. Nestas situações, jovens e adultos estão entre as principais vítimas.
Referência
O Ambulatório de Queimados do Hospital Municipal realiza aproximadamente 17 mil procedimentos mensais. Para isso, conta com três salas de curativo, uma de fisioterapia e o centro cirúrgico. O tratamento para vítimas de queimaduras, quase sempre, é longo e doloroso. O paciente pode passar por uma série de procedimentos, dependendo do tipo da sua lesão: raspagens, cirurgias reparadoras e de enxerto, troca de curativos e até fisioterapia.
O atendimento é feito por uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, assistente social, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos (dermatologistas, cirurgiões, clínicos e anestesistas) que acolhe o paciente durante todo o período de tratamento indo além do cuidado com a lesão.
E a unidade se apresenta como de extrema importância para a população por ser a única que presta assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Regional Pireneus, composta por Anápolis e outros nove municípios - Abadiânia, Alexânia, Campo Limpo, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Gameleira de Goiás, Goianápolis, Pirenópolis e Terezópolis de Goiás – resultando em quase 500 mil habitantes. O ambulatório atende casos de pequena e média complexidade e aqueles, considerados gravíssimos, são referenciados à capital.
Serviço
Ambulatório de Queimados – Hospital Municipal Jamel Cecílio
Endereço: Avenida Miguel João, s/n, Vila Jussara
Horário de atendimento: 7h às 17h (segunda a sexta-feira)
Contato: 3902-2606