O Residencial Colorado I recebeu nesta quinta-feira, 30, mais uma edição do Programa Social em Ação, desenvolvido pela Prefeitura de Anápolis. Foram registrados 444 atendimentos direcionados para cadastro ou atualização do Bolsa Família e CadÚnico, inscrições para cursos de qualificação profissional gratuitos e para a Bolsa de Iniciação Esportiva, por meio do Programa IntegrAção. Enquanto os pais conversavam com a equipe, as crianças se divertiram com pintura, desenho, cama elástica, escorregador inflável, além de comer muita pipoca e algodão doce.
É o caso da Giovana Cardoso, que fazia a atualização no CadÚnico, enquanto sua filha se divertia nos brinquedos instalados no local. A dona de casa ainda aproveitou para se inscrever nos cursos de Auxiliar Administrativo, Informática Básica e Secretariado, oferecidos pelo Espaço da Oportunidade. “Começa em agosto, mas mal posso esperar”, comentou. “O atendimento foi ótimo, estávamos precisando”, acrescentou Giovana.
Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eerizania Lobo, o programa é uma importante ferramenta de descentralização dos atendimentos. “É a Prefeitura de Anápolis mais perto da população facilitando o acesso a inúmeros serviços sociais. Estamos com um planejamento para realizar o Social em Ação em todos os residenciais do Minha Casa Minha Vida, começando pelo Residencial Colorado I”, contou.
Na ocasião, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, também ofereceu atendimentos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Espaço da Oportunidade.
IntergrAção
Este programa é fruto da parceria entre as secretarias municipais de Esporte, Cultura e Desenvolvimento Social, que tem como objetivo unificar as ações dessas pastas nos núcleos facilitando o acesso a serviços da Prefeitura. Exemplo disso é a Bolsa de Iniciação Esportiva, que promove a inclusão em atividades culturais e reforça as políticas públicas de assistência social de Anápolis. A proposta é prevenir situações de violação de direitos e ofertar proteção integral às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
CadÚnico
O Cadastro Único é o maior instrumento de identificação e caracterização das famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica da população. As informações obtidas são utilizadas para implementação de políticas públicas com o objetivo de promover a qualidade de vida da população. A partir de então, é possível participar dos programas sociais oferecidos pelo governo, como o Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Benefício de Prestação Continuada e Minha Casa Minha Vida. Em Anápolis são 42.036 famílias inscritas.
http://www.anapolis.go.gov.br