Dia 31 de maio é o prazo final para a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional - Microempreendedor Individual (CASN-SIMEI) - que presta todas as informações relativas ao faturamento do ano anterior. Ela é obrigatória e pode ser preenchida pelo próprio MEI, no Portal do Empreendedor.
Mas quem tiver dúvidas, ou não souber o que precisa declarar, pode realizar o procedimento com a orientação gratuita da Fábrica de Empreendedor, projeto da Prefeitura de Anápolis, via Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Quem perder o prazo fica sujeito à multa. O MEI deve fazer a Declaração mesmo que não tenha faturado nada no ano anterior. E ela não pode ser confundida com a Declaração de Imposto de Renda. São obrigações diferentes. A primeira é um compromisso do MEI, a segunda tem como base os rendimentos da pessoa física.
Qualificação gratuita para o cidadão
Anápolis conta, hoje, com mais de 17 mil empreendedores individuais (dados do Portal do MEI), que podem contar com a Fábrica de Empreendedor como ponto de apoio permanente. Todos os serviços são gratuitos, desde simples orientações até cursos de qualificação.
Gestão empresarial é o tema do primeiro curso da programação de junho, que traz também capacitações em elaboração de plano de negócios, análise de mercado, preço de venda e incremento de fluxo de clientes. Confira programação completa aqui.
Os pontos de atendimento da Fábrica são:
Sede da Fábrica de Empreendedor - das 7h às 19h -, no Feirão Coberto do Bairro Jundiaí (Rua Visconde de Taunay, nº 380. Telefone: 3902-1057. E-mail: semdeat@anapolis.go.gov.br)
Mercado Municipal - R. Gen. Joaquim Inácio - St. Central.
Mercado do Produtor - Av. Pres. José Sarney, 150 - St. Sul Jamil Miguel.
Sede da Acia - R. Manoel D'abadia, 335 - St. Central.
http://www.anapolis.go.gov.br