Offline
Nasf promove atividades físicas no Parque Ipiranga
Anápolis em destaque
Publicado em 29/05/2019

Cerca de 350 pessoas que frequentam as atividades do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da Prefeitura de Anápolis tiveram uma manhã diferente nesta quarta-feira, 29. As ações que acontecem semanalmente foram direcionadas para o Parque Ipiranga e todos participaram de um momento de descontração e promoção da qualidade de vida.

Além das atividades físicas e alimentação saudável, foram realizados atendimentos como aferição de pressão e teste rápido. A coordenadora do Nasf, Hevelim Rótulo, afirmou que a adesão dos usuários foi maciça e a grande maioria foi de idosos. “É impressionante como participam e gostam das atividades. Tudo que vimos aqui se repetem nas ações que promovemos diariamente”, disse.

E as atividades físicas promovidas pelo Nasf são primordiais para a promoção da qualidade de vida, principalmente dos idosos. “O exercício físico para idosos pode ajudá-los a obter ou manter um peso saudável. Ao longo dos anos, enquanto o corpo vai envelhecendo, se torna mais fraco e os movimentos ajudam a restaurar e a preservar a força muscular”, ressalta a educadora física do Nasf, Maria Helena Souza Santana.

As atividades e exercícios físicos também beneficiam a rotina dos idosos, pois auxiliam a mobilidade nas tarefas diárias. “Muitas quedas e lesões que os idosos têm podem ser prevenidas por meio de atividade física regular”, destaca Maria Helena.

Participaram do evento as cinco equipes do Nasf que atuam nas unidades de saúde do Bairro Bandeiras, Adriana Parque, Anexo Itamaraty, Parque Iracema, Bairro São Carlos, Vila Formosa, Bairro de Lourdes, João Luiz de Oliveira, JK, Calixtópolis, Vivian Parque, Vila União, Paraíso e Jardim Suíço.

Nasf
Em Anápolis são cinco equipes do Nasf – AB espalhadas pela cidade. Os profissionais que as integram são das mais variadas áreas como fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e educadores físicos. Os Núcleos de Apoio de Saúde da Família foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008. Configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de atenção básica e Saúde da Família.

Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na unidade de saúde como nas visitas domiciliares, a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde. 

http://www.anapolis.go.gov.br

Comentários