O Circuito Anapolino de Corrida de Rua bateu recorde de inscritos na 2ª etapa deste ano. Cinco mil competidores, limite por etapa, vão participar da prova que promete movimentar as ruas do Bairro Jundiaí no próximo domingo, 26, a partir das 8h. Em sua 1ª edição, em 2010, 80 pessoas se inscreveram, mas hoje, na 10ª edição, a competição já se consolidou no calendário esportivo da cidade – e desde o início da atual gestão, também social – reunindo atletas de vários estados e cidades goianas, com a média de quatro mil corredores por etapa.
Um deles é Pablo Fagundes da Costa, 32 anos, morador de Santa Helena de Goiás, localizada a 268 Km de Anápolis. Desde a 1ª edição, o atleta não perde uma prova e faz questão de viajar mais de 3 horas de carro para se preparar um dia antes para a disputa. A experiência ajudou a melhorar seu desempenho ao longo nos anos e não é por menos que hoje coleciona troféus no Circuito Anapolino. Pablo já subiu 15 vezes ao pódio, na classificação geral, sendo que 13 vezes ocupou o 1º lugar. “O esporte mudou minha vida. Hoje sou uma pessoa melhor, que vive bem em sociedade. E a corrida de rua contribuiu muito para isso. A estrutura de Anápolis é excelente. Não tenho o que reclamar. Estão de parabéns”, contou o atleta que integra a equipe Acop, de Porangatu.
O Circuito Anapolino é ainda uma competição democrática, que reúne homens e mulheres de todas as idades. Há aqueles que correm profissionalmente, nos grupos de elite, como é o caso do Pablo, se preparando para disputas regionais e nacionais, mas também há quem se inscreva para manter a saúde ou, até mesmo, se divertir.
Há três anos, Francisco Pereira, 35 anos, vem de Rio Verde, a 300 Km de Anápolis, para participar das etapas da corrida de rua. Um dia antes da prova ele dirige sozinho por quase 4 horas até o município e dorme aqui mesmo. “O Circuito Anapolino é muito bom. Eu corro pela saúde. Desde que comecei, a minha disposição e o meu bem-estar mudaram muito. Além disso, ajuda a esquecer um pouco os problemas. Para mim, tem sido uma ótima terapia”, compartilhou o corredor, que participa como avulso (sem equipe).
Social
Nos últimos dois anos, o prefeito Roberto Naves tomou a iniciativa de agregar outro benefício à competição. Além reforçar a prática de atividades esportivas, cada prova transforma os competidores em agentes de promoção social. Isso porque, para participar, cada pessoa deve doar 1 kg de alimento não perecível no dia da entrega do material de prova – chip e número de peito – e dos kits – squeeze, boné, camiseta e sacochila personalizados (para os 500 primeiros inscritos). O que é arrecadado é entregue a entidades sem fins lucrativos e a famílias em situação de vulnerabilidade social.
Novidades
Este ano, além da preocupação com a saúde da população e a assistência social, a Secretaria Municipal de Esportes se uniu a outras pastas da Prefeitura de Anápolis para fortalecer campanhas sociais e sustentáveis. Na 2ª etapa, o tema a ser abordado será o "Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes", em alusão ao dia 18 de maio. Na ocasião, a fita das medalhas entregues aos atletas será da cor amarela, fazendo referência à campanha "Faça Bonito", que sensibiliza e mobiliza a população a denunciar este crime por meio do Disque 100.
Saiba mais
O Circuito Anapolino de Corrida de Rua, criado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, representa um incentivo à prática da atividade física e à divulgação do atletismo na cidade. O circuito é organizado em oito etapas realizadas ao longo do ano, com percurso de cinco quilômetros, sempre em bairros diferentes. As premiações são feitas em medalhas, troféus e dinheiro para o primeiro, segundo e terceiro colocados, masculino e feminino geral, e também por faixa etária – doze no total -, e para os primeiros, segundo e terceiros lugares, masculino e feminino.
Entrega do material de prova:
OBS.: é preciso levar 1 kg de alimento não perecível.
Quinta-feira (23 de maio)
Somente para equipes
Horário: 9h às 17h
Local: Ginásio Internacional Newton de Faria.
Sexta-feira (24 de maio)
Para equipe e avulsos
Horário: 9h às 17h
Local: Ginásio Internacional Newton de Faria.
Sábado (25 de maio)
Somente para avulsos
Horário: 9h às 17h
Local: Ginásio Internacional Newton de Faria.
http://www.anapolis.go.gov.br