Offline
Prefeitura mobiliza população para o combate ao abuso e exploração sexual infantil
Anápolis em destaque
Publicado em 18/05/2019

 

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil é celebrado no dia 18 de maio.  A Prefeitura de Anápolis abraçou a causa e lançou uma programação para discutir o tema na cidade afim de mobilizar toda sociedade civil - confira abaixo. Neste sábado, 18, uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social percorreu as principais ruas do Centro para conversar e informar comerciantes e consumidores sobre a campanha Faça Bonito, que chama a atenção de todos para denunciar este crime por meio do Disque 100.

"Abordamos idosos, adultos, crianças, homens e mulheres. Percebemos que a população está muito aberta para conversar sobre o tema", comentou a coordenadora do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), Andrea Lins.

 
E de fato muitas pessoas estavam abertas para falar sobre o assunto. Inclusive, vários locutores de lojas da região falaram sobre a campanha Faça Bonito, chamando a atenção de um número maior ainda de consumidores. 
 
O vendedor Fábio dos Santos ficou surpreso ao ver a mobilização nas ruas. "As nossa crianças e adolescentes precisam de um olhar diferenciado. Acredito que os pais e educadores têm um papel muito importante nesse processo. Eles precisam ter um diálogo aberto com os pequenos", acredita.
 
Faça Bonito!
A Campanha Faça Bonito demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil. A proposta é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
 
Anualmente a Campanha tem um dia Nacional de mobilização, o dia 18 de Maio. Essa data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
 
Programação
20, 21, 22 e 23 de maio
Evento: palestras em escolas e núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
Horário: período matutino e vespertino
Locais: Escola Municipal Lena Leão; Escola Municipal Maronita; Escola Municipal Airton Sena; Escola Municipal São José; SCFV Summervile; e SCFV Industrial Munix Calixto.
 
24 de maio (sexta-feira)
Evento: seminário “Acolher e Proteger – Práticas e Desafios no Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual”
Horário: 8h às 12h
Local: auditório do Parque Ipiranga – Avenida Professora Zenaide Roriz, s/n.
 
26 de maio (domingo)
Evento: 2ª etapa do Circuito Anapolino de Corrida de Rua
Horário: 8h
Largada: Avenida Minas Gerais, Bairro Jundiaí. (Em frente a Caixa Econômica Federal)
 
 
Comentários