Entidades sem fins lucrativos que prestam serviços de assistência social, hospitais e Santas Casas de Goiás, agora podem ter isenção do pagamento de tarifas de energia elétrica, água tratada e coleta de esgoto, além de receber auxílio nutricional (pão e leite). Mas atenção! Para que a instituição seja beneficiada, é necessário levar uma série de documentos à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, em Goiânia, até o dia 14 de junho. Clique aqui e confira o edital.
Ações como essa interferem diretamente no atendimento às crianças, adolescentes, idosos, dependentes químicos, doentes crônicos, queimados, pacientes de hospitais e Santas Casas de Goiás. Entendendo a importância deste chamamento público, a Prefeitura de Anápolis e o deputado estadual Amilton Filho tomaram a iniciativa de convidar o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Marcos Cabral, para apresentar a proposta às entidades que prestam serviços assistenciais no município.
O encontro aconteceu nesta quarta-feira, 8, no auditório do Parque Ipiranga, e reuniu aproximadamente 250 pessoas. Na ocasião, a equipe técnica do programa Renda Cidadã conversou com os participantes e esclareceu dúvidas acerca do assunto. “Hoje acolhemos quase 80 idosos e queremos ampliar o atendimento. Essa iniciativa vai nos ajudar muito neste momento. Agora é correr atrás da documentação”, contou a diretora do Abrigo dos Velhos Professor Nicephoro Pereira da Silva, Elaine Gomes.
A primeira-dama Vivian Naves aproveitou para comentar sobre a importância das parceiras para o atendimento integral à população. “O prefeito sempre fala uma coisa que eu acho importante. A Prefeitura, naturalmente, não consegue alcançar a todos e é por isso que nós fazemos parcerias. Temos avançado muito nas políticas públicas, principalmente quando se fala em repasse de verbas”, disse Vivian, ao pontuar que as instituições trabalham por amor ao próximo. “Sabemos disso e estamos à disposição para melhorar cada vez mais as condições das pessoas em estado de vulnerabilidade social”, acrescentou.
Logo depois, o prefeito Roberto Naves recebeu o secretário de Desenvolvimento Social em seu gabinete. Em pauta, os avanços na área da assistência social que aconteceram nos últimos dois anos em Anápolis. Alguns deles foram: entrega de cestas de frutas e verduras para famílias carentes; a criação do Espaço da Oportunidade, que capacita profissionais para o mercado de trabalho; além do desentrave de verbas que há anos estavam paradas nas contas públicas, mas agora serão utilizadas para investir na população, entre outros. “O público-alvo da nossa gestão são aqueles que vivem em estado de vulnerabilidade”, completou Roberto.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, Eerizania Lobo, também aproveitou para falar sobre a realidade do município. “O prefeito sempre nos escuta e se dedica para que tudo aconteça. Aqui o social não é fazer favor, é política pública de direito”, afirmou.
Depois de conversar com os representantes das entidades que fazem trabalho social em Anápolis, o secretário Marcos Cabral falou que a cidade realmente presta um serviço diferenciado nesse setor. “Já andei em vários municípios de Goiás e hoje estou muito feliz pelo que acontece em Anápolis. Vejo que aqui o prefeito realmente se esforça pelo social”, comentou Marcos Cabral ao final da visita.