Offline
Ações marcam Semana do Trabalhador
30/04/2019 15:52 em Anápolis em destaque

É consenso: capacitação é a chave para entrar no mercado de trabalho. Sabendo disso, a Prefeitura de Anápolis, via Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, intensifica as ações que acontecem no Espaço da Oportunidade ao longo desta semana, uma vez que quarta-feira, 1º, é celebrado o Dia do Trabalhador. Confira a programação completa abaixo.

E para começar a semana com o pé direito, mais de 50 jovens participaram de uma roda de conversa nesta segunda-feira, 29, que abordou temas como qualificação, comportamento na entrevista de emprego, compromisso com o empregador, postura na empresa e até nas redes sociais. “Quando vocês estiverem na entrevista, é importante estar apresentável, responder o que for questionado com clareza e manter a calma. Pense sobre a sua expectativa profissional, sobre o que você quer para a sua vida de fato. Assim é mais fácil trilhar o caminho”, orientou a psicóloga Belizarina Rocha, que tirou dúvidas dos participantes durante o bate-papo.

Ariadna Oliveira, 16 anos, foi jovem aprendiz e agora busca uma nova chance no mercado de trabalho. “Eu acredito que as coisas vão melhorar bastante depois da experiência que eu tive. Minha visão ampliou tanto do ponto de vista profissional, quanto do pessoal. Acho muito importante essas ações, porque ajudam a nos moldar para o futuro”, comentou a participante.

Logo após a roda de conversa, os participantes foram levados ao Sistema Nacional de Empregos (Sine), que fica ao lado, para se cadastrarem em vagas de empregos oferecidas no município.

Intensificar as políticas públicas de emprego é uma das principais diretrizes do prefeito Roberto Naves. Por esse motivo, ele inaugurou em novembro de 2018, o Espaço da Oportunidade, que em parceria com o Sine, capacita e encaminha os interessados ao novo emprego. “Sabemos que as vagas existem, mas para elas serem ocupadas, é preciso ter pessoas qualificadas, de acordo com o que o mercado exige”, explicou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, Eerizania Lobo, ao reforçar a importância de abrir a Semana do Trabalho dando oportunidade aos jovens.

Programação

Na terça-feira, 30, a partir das 8 horas, a equipe do Sine fará orientações aos trabalhadores sobre cursos de qualificação profissional, entrevista de emprego e confecção de currículos. Na quinta-feira, 2, as ações acontecem nos Centros de Formação Profissional (Cenfor) instalados no Residencial das Flores e Industrial Munir Calixto.

A Semana do Trabalhador se encerra na sexta-feira, 3, às 9 horas, no auditório do Parque Ipiranga, com a aula inaugural dos novos aprendizes do programa Cidadão do Futuro. Na ocasião, o prefeito Roberto Naves falará sobre o fortalecimento dos programas de aprendizagem do município e a importância da inclusão dos jovens no mercado de trabalho.

Ao longo do mês, estão programadas outras rodas de conversa nos colégios estaduais, grupos, associações e entidades, para falar com os adolescentes e jovens sobre a Lei 10.097/2000 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê o direito a aprendizagem e o protagonismo do jovem na educação e no mercado de trabalho.

 

http://www.anapolis.go.gov.br/

COMENTÁRIOS