Offline
Orquestra Jovem abre temporada prometendo novidades
Anápolis em destaque
Publicado em 19/04/2019

A Orquestra Jovem de Anápolis realizou na noite de ontem, 16, a abertura da temporada de Concertos 2019, na Escola de Música de Anápolis (EMA). A iniciativa é da Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O que chama a atenção é a combinação de talentos individuais, reunidos por uma energia coletiva e harmoniosa, essa mistura resulta na busca de um grupo com muita juventude e excelência na cidade.

O repertório da abertura foi de temas da música erudita às paradas de sucesso do mundo pop. Mantendo seu perfil Jovem, a Orquestra promove uma outra visão do universo musical, mas também encanta com temas apresentados culturalmente. Foi possível conferir o tema principal da série de TV Game of Thrones, tendo mais adiante na sequência Canon em Ré Maior.

Entre aqueles que foram prestigiar o evento, estiveram alunos e ex-alunos da EMA junto às mais 120 pessoas presentes. A Orquestra é uma das possibilidades de desenvolvimento musical, junto a outros grupos municipais, como os Corais. “Fiquei emocionada, faz 15 anos que acompanho a Orquestra e sempre me surpreende a desenvoltura dos músicos”, declara a nutricionista, Ana Cláudia Lima, egressa da EMA.

As crianças e também idosos que foram a apresentação ficaram encantados pela magia da música. A Orquestra desde 2001 tem se apresentado em parques, escolas, teatros e auditórios, nas mais diferentes ocasiões. “As apresentações da Orquestra nos levam a dar valor ao que se produz aqui na cidade e nos traz mais vontade de fortalecer e prestigiar”, aponta o operador de máquinas, Raul da Silva Gomes.

Expectativa
A ideia para essa temporada é aprofundar nesta mescla de erudito e popular que a Orquestra Jovem tem desenvolvido. Estão sendo preparados, para esta temporada, repertórios com rock sinfônico, temas de filmes, solistas brasileiros e composições de anapolinos. “A ideia é experimentar os mais diferentes repertórios possíveis e não isolar em uma imagem de que a orquestra só executa temas clássicos”, pontua o maestro Isaac Gonçalves.

O grupo tem como regente o maestro Vinícius Guimarães, que se encontra atualmente em licença, e na coordenação a professora Beatriz Policena.  A batuta nesta temporada está com o maestro Isaac, que agrega com sua experiência dentro e fora do país, com estudos no Chile, Israel e outros países. “Vemos a qualidade técnica e social deste grupo, que trabalha com excelência sem deixar de formar público e chegar a mais pessoas”, destaca a secretária municipal de Cultura, Eva Cordeiro. 

www.anapolis.go.gov.br

 

Comentários