Prefeitura realiza ação voltada para saúde vocal
18/04/2019 12:58 em Anápolis em destaque

Você tem o hábito de cuidar da sua voz? Caso a resposta seja ‘não’, saiba que, assim como qualquer outra parte do corpo, as cordas vocais merecem uma atenção especial. É por isso que a Prefeitura de Anápolis, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realizou uma ação nesta terça-feira, 16, no Dia Mundial da Voz, oferecendo atendimentos gratuitos com fonoaudiólogos e médicos do trabalho, a fim de orientar os servidores públicos e a população em geral. O evento, que aconteceu no miniauditório do Centro Administrativo, contou com a participação de dezenas de pessoas.

Cerca de 70% da população ativa utiliza a voz como instrumento de trabalho. Alex Soares Santana, 34 anos, está dentro desta estatística, já que é palestrante e trabalha como produtor de eventos. Por isso que ele não pensou duas vezes em buscar o atendimento quando soube da ação pelas mídias sociais. “Aproveitei para esclarecer algumas dúvidas. Às vezes eu preciso ser motivacional e falar mais alto, mas vou perdendo a projeção da voz. Durante a consulta, a especialista me orientou e deu dicas para eu preservar a minha fala e continuar trabalhando”, contou.

E para atender o maior público possível durante a ação, o centro reuniu vários especialistas da Secretaria Municipal de Saúde. “Além da nossa equipe, contamos com apoio do Banco de Leite, Crefa e Hospital Dia do Idoso”, disse a coordenadora do Cerest, Mirian dos Santos.

A voz e o trabalho

São considerados profissionais da voz: professores, leiloeiros, cantores, atores, vendedores, ambulantes, advogados, telefonistas, recepcionistas, políticos, líderes religiosos, jornalistas, operadores de telemarketing, entre outros. Esses trabalhadores não podem esquecer que a voz é um instrumento importante para vida e deve ser tratada com cuidado especial.

Qualquer um destes sintomas pode significar algum problema em seu aparelho vocal:

- rouquidão persistente;

- perda da voz;

- pigarro;

- dor ou ardência na garganta;

- dificuldade para engolir;

- cansaço vocal.

As disfonias – alteração na produção da voz – afetam a vida pessoal, social e profissional do indivíduo. Por isso, saiba como prevenir:

1. Beba, em média, dois litros de água por dia;

2. Evite consumir bebidas alcoólicas;

3. Evite fazer uso de remédios como sprays e pastilhas;

4. Evite gritar e tossir;

5. Não fume;

6. Não pigarreie;

7. Evite o ar condicionado, pois ele provoca o ressecamento das mucosas, alterando a vibração das pregas vocais;

8. Diminua o consumo de leite, bebidas gasosas e chocolate antes de uma intensa atividade vocal;

9. Procure consumir alimentos fibrosos. De preferência para sucos e frutas cítricas;

10. Articule bem as palavras, usando também expressões faciais. Assim, você evitará o abuso vocal.

E mesmo quem não pôde participar da ação, é possível buscar atendimento especializado no Cerest. “Temos uma equipe multidisciplinar preparada para receber a população”, garantiu a coordenadora.  Clique aqui e saiba mais!

Serviço:

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira de 8h às 12h/14h às 18h
Endereço: Rua Argentina, esquina com Rua 7 – Bairro Boa Vista.
Telefone: 3902-2498

COMENTÁRIOS