Offline
Prefeitura investe em equipamentos de alta tecnologia
12/04/2019 18:02 em Anápolis em destaque

 

A reestruturação na rede municipal de saúde passa por todos os setores e inclui ações como a aquisição de novos e modernos equipamentos para incrementar a rede, oferecendo mais rapidez e precisão nos diagnósticos, bem como amplo acesso a exames e procedimentos. “Além da otimização no atendimento, também estamos estruturando nossas unidades para ofertar um serviço com mais qualidade e eficiência à população”, diz o prefeito Roberto Naves.

Um dos principais equipamentos, cujo processo licitatório está em fase final, é o novo tomógrafo, que vai ser instalado no Hospital Municipal Jamel Cecílio. “Para se ter uma ideia, o tomógrafo possui 64 canais. O que havia no Hospital tem apenas dois. É indiscutível a capacidade e a velocidade do equipamento”, conta o médico e assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Mário Caixeta Júnior.

Além do tomógrafo, também estão em fase final de compra três aparelhos de raio X digital com qualidade superior aos já existentes, seis de ultrassom com capacidade para exames de doppler e ecocardiograma e um mamógrafo digital que, junto ao que já funciona na Unidade de Saúde da Mulher, vai ampliar ainda mais a realização de mamografias. “São aparelhos com muito mais qualidade tanto na precisão dos exames quanto na capacidade de realização. A modernidade dos aparelhos também reflete na proteção dos profissionais que os operam e nos pacientes, já que a radiação é bem menor”, explica o médico.

Também estão em processo de compra ventiladores pulmonares e monitores cardíacos, aparelhos de medir pressão, aspiradores, desfibriladores, balanças, termômetros, oxímetros e mobiliários como macas, poltronas, entre outros. “Só em fase de entrega temos cerca de 1.600 itens. Mas ao todo são mais de três mil”, ressalta Mário Caixeta Júnior que ainda destaca a chegada de 700 novos computadores.

Todos esses equipamentos e mobiliários são oriundos de 11 emendas parlamentares específicas para a saúde, resultado de um trabalho de gestão e parceria do prefeito Roberto Naves. “São recursos próprios de emendas parlamentares que vão modernizar a rede e oferecer uma saúde com mais qualidade aos anapolinos”, afirma o secretário municipal de Saúde, Lucas Leite.

Urgência e emergência
A proposta da atual gestão de modernizar e equipar a rede já vem acontecendo desde o ano passado com ênfase nas unidades que compõem a rede de urgência e emergência: Hospital Municipal, Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Já foram entregues monitores portáteis para pulso e oxímetro, desfibriladores, ventiladores mecânicos e aparelhos para realização de eletrocardiograma.

Além dos equipamentos, UPA e Hospital Municipal também receberam investimentos em mobiliário com a aquisição de cadeiras de rodas, colchões, enxoval, poltronas, longarinas e cadeiras de rodas para o melhor atendimento à população, além de um ambiente mais agradável e humanizado.

 
COMENTÁRIOS