Offline
“Fui acolhida e encontrei a felicidade aqui”, diz mulher atendida pelo Centro de Referência
11/04/2019 10:01 em Anápolis em destaque

 

“Fui casada por dois anos e tenho dois filhos pequenos. Por muito tempo, passei uma fase difícil e pensava que eu era a errada. Mas um dia vi ele (ex-marido) usando droga, percebi que o problema não era eu e busquei ajuda”. Esse foi o relato inicial de uma mulher de 27 anos –, que para preservar os direitos não iremos divulgar o nome –, que sofreu com agressões físicas e psicológicas. E ao buscar ajuda, foi acolhida pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher, ligado ao Centro de Referência Social Especializado de Assistência Social da Prefeitura de Anápolis.

O Centro de Referência tem o objetivo de assistir integralmente a mulher em situação de violência, oferecendo acolhimento, atendimento psicossocial, jurídico e ainda presta serviços de orientação, informação e inserção da mulher no convívio social e mercado de trabalho. Para garantir que todas as vítimas que chegam à unidade sejam atendidas e assistidas, a Secretaria de Desenvolvimento Social mantém uma equipe de profissionais de psicologia, direito e assistência social.

Quando a mulher chega ao Centro de Referência, várias demandas são levantadas em busca de uma solução. “Se for um caso de denúncia é encaminhado para a Delegacia da Mulher, temos a advogada que acompanha, temos a assistente social. Se for um caso de acolhimento, nossa equipe irá encaminhar para o Serviço de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência”, pontua Eerizânia Lobo. Anápolis é um dos únicos municípios goianos que oferecem o serviço de acolhimento gratuito, conforme preconiza o Governo Federal.

Valorização
Além dos atendimentos e aconselhamentos, as mulheres também participam de momentos de reinserção social. Nesta terça-feira, 09, foi realizada uma oficina de artesanato com a técnica de Patch Apliquê, utilizando linhas e tecidos. Elas também tiveram um momento de beleza –, em parceria com a Mary Kay e Jafra –, receberam maquiagem completa e a auto-estima foi lá em cima.

Para garantir o funcionamento de toda estrutura, existe um trabalho da Rede de Proteção à Mulher, que envolve Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Delegacia da Mulher, Patrulha Maria da Penha, dentre outros parceiros. “Nossa Rede é unida e trabalha muito para proteger e acolher a vítima e seus filhos. Quem conhece alguma mulher que sofre violência ou mesmo a vítima, pode ligar no Disque 100 para pedir a ajuda”, finaliza a titular da pasta.

“Eu não parei! Continuo cuidando de mim e dos meus dois filhos. Hoje sei do valor que eu tenho e comecei a reconhecer quem sou depois que recebi os cuidados de todas aqui do Centro de Referência da Prefeitura de Anápolis. Minha vida já mudou e vai mudar ainda mais para melhor, porque hoje estou acolhida e encontrei a felicidade aqui”, disse a mulher que sofreu durante muito tempo e teve coragem de pedir ajuda na Rede de Proteção à Mulher.


Serviço
Centro de Referência de Atendimento à Mulher
Endereço: Travessa Francisco Luz Bastos, nº 50 – Centro
Telefone: 3902-2163
Disque Denúncia: 100 (ligação gratuita)

 
COMENTÁRIOS