Offline
Saiba quando e como procurar os serviços sociais da Prefeitura
11/04/2019 09:59 em Anápolis em destaque

Serviços especializados e continuados em assistência social a famílias e indivíduos em situação de risco social ou de violação de diretos. A frase resume o trabalho essencial desenvolvido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que conta com duas unidades em Anápolis – no âmbito da Diretoria de Proteção Social Especial da Prefeitura –, localizadas na Rua General Joaquim Inácio, em frente ao Terminal Urbano

Como funciona?
O Creas é a unidade que oferece serviços a famílias e pessoas que já tiveram seus direitos violados por situações como violência física ou psicológica, abuso ou exploração sexual, trabalho infantil, abandono, rompimento ou fragilização de vínculos ou afastamento do convívio familiar.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social mantém nas unidades equipes qualificadas que buscam prestar atendimento de excelência. Além de assistentes sociais e psicólogos, oferecem ainda assistência jurídica e educadores sociais que realizam um trabalho multidisciplinar com as famílias. “O objetivo do serviço é reestabelecer os vínculos familiares e promover o enfrentamento das situações de risco pessoal e social, por violação de direitos”, salienta Eerizânia Lobo, secretária da pasta. 

Trabalho
Para atendimento no Creas, as pessoas são encaminhadas de diversos órgãos, como Conselho Tutelar e Polícia Civil, e também quem procura a unidade sem encaminhamento nenhum. Dependendo da situação de vulnerabilidade, são realizados atendimentos individuais ou em grupo, seja com crianças, adultos ou com a família inteira. É um momento que busca a reestruturação familiar, por isso, os psicólogos trabalham temas como violência doméstica, rompimentos de vínculos familiares, fortalecimento da família e reestruturação.

Centro de Referência de Atendimento à Mulher é uma unidade ligada ao Creas, oferece assistência às vítimas de violência doméstica, sexual, patrimonial, moral, física e psicológica. O objetivo é assistir integralmente a mulher em situação de violência, oferecendo acolhimento, atendimento psicossocial, jurídico e prestando serviços de orientação, informação e inserção da mulher no mercado de trabalho. Este equipamento atua em conjunto e parceria com a rede de proteção à mulher.

Outra unidade ligada ao Creas é o Centro Pop, local de referência para a população de rua. É um serviço público da política de Assistência Social, especializado para pessoas que vivem pelas ruas de Anápolis. O atendimento é para quem tem mais de 18 anos e tem como objetivo, promover processo gradativo de saída da condição de rua por meio da oferta de espaço de acolhimento e convivência propiciando o resgate de cidadania e autonomia. No Centro Pop são realizados atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização. 

Serviço
Creas
Endereço: Rua General Joaquim Inácio, em frente ao Terminal Urbano
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 18h
Contato: 3324-2125 / 3902-2662
Disque Denúncia: 0800 646 1117

COMENTÁRIOS