Prefeitura conclui mais de 60% do programa Reluz em Anápolis
09/04/2019 13:10 em Anápolis em destaque

Criado em 2000 o Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente (Procel Reluz) busca criar um sistema de iluminação eficaz e que garanta melhorias no serviço de iluminação pública oferecido à população. Em Anápolis, a implantação teve início em 2012 e já teve 60% do serviço contratado realizado.

O programa busca ainda modernizar os sistemas de iluminação pública com a introdução de tecnologia mais eficiente, visando à redução do consumo de energia no horário de ponta do sistema elétrico, atenuando gastos com operação e manutenção e aumentando a segurança nas vias públicas.

Desenvolvido em parceria com o governo federal, o Reluz  teve um investimento de mais de R$ 21 milhões. Desde sua implantação foram trocados mais de 30 mil postes, luminárias e reatores da cidade.  

O secretário municipal de Obras, Serviços Urbanos e Habitação, Clodoveu Reis, explicou que o sistema implantado representa uma economia de cerca de 40% em relação ao modelo antigo de iluminação, e com uma qualidade superior ao substituído. “São vários os benefícios. Além da redução dos gastos e da eficiência, o programa contribui com o meio ambiente e manutenção reduzida”, declarou.

Procel Reluz

O Procel Reluz, iniciativa de abrangência nacional, consiste na implementação de projetos de eficiência energética nos sistemas de iluminação pública e sinalização semafórica por meio da substituição de lâmpadas incandescentes, mistas e a vapor de mercúrio por lâmpadas a vapor de sódio a alta pressão e vapor metálica, mais eficientes. Em alguns casos é possível substituir também as lâmpadas a vapor de sódio já depreciadas, desde que haja redução de potência e aumento da iluminação, que normalmente é alcançado com o uso de luminárias mais eficientes. No caso da sinalização semafórica, substituem-se as lâmpadas incandescentes por sistemas que utilizam diodos emissores de luz (LEDs), com maior vida útil e consumo de energia até 90% menor. Além das lâmpadas, outros equipamentos são substituídos ou instalados, como relés fotoelétricos, reatores eletromagnéticos, ignitores, luminárias e braços de sustentação.

COMENTÁRIOS