Offline
Teatro na escola mobiliza mais de 500 alunos
03/04/2019 12:36 em Anápolis em destaque

Em um momento que uniu lazer e aprendizado, mais de 500 alunos da rede municipal de educação de Anápolis prestigiaram a apresentação do espetáculo teatral “João e Maria”, na última semana, no Centro de Educação Unificada (CEU) Ayrton Senna. Encenado pela Companhia Flor do Cerrado, com co-realização do Instituto Sócio Educativo Juvenil (Insej) e financiamento da Lei Goyazes, o evento contou com apoio direto da Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semu).

“Foi incrível, para nós é um momento muito especial no dia a dia quando recebemos uma peça aqui, é diferente”, comentou a aluna Jaqueline Alves, de 10 anos, do 5º ano. Baseado em um clássico da literatura, o grupo teatral, que é goiano, fez uma releitura da história original, impondo um ritmo mais dinâmico aos personagens e trazendo temas atuais.

Além do aspecto lúdico, a peça chamou atenção para a importância dos relacionamentos familiares, a questão de causa e efeito, além de incluir também no roteiro a necessidade de preservação do meio ambiente. “Entendemos que a idéia não era somente levar uma simples história, mas também alcançar uma dimensão pedagógica, levando uma mensagem direta ao público infantil”, explica a atriz, Sandra Clesys, que faz parte do espetáculo.

Vocação
A formação de público para valorização e consumo de cultura depende justamente de ações como esta. A afirmação é da secretária municipal de Cultura, Eva Cordeiro, que acredita serem estes momentos de despertar vocações. “Ter acesso à peça e fazer aulas de teatro neste primeiros níveis escolares tem despertado vocações e estão sendo formadas gerações de adultos que buscarão cada vez mais o enriquecimento cultural”, destaca.

Atualmente, a Prefeitura de Anápolis oferece aulas gratuitas de balé e teatro, no CEU Ayrton Senna, pelo projeto Cultura em Ação, com apoio das pastas municipais da Cultura e Educação.

Sobre a companhia de teatro
A Cia Flor do Cerrado, sediada no município goiano de Trindade, possui mais de 6 anos de trajetória, com oito espetáculos produzidos. Formada por jovens atores, com experiência em outras linguagens além do teatro, a Cia desenvolve um trabalho detalhado na direção de arte, visível em seus cenários e figurinos. Atualmente, a turnê dos atores está focada em dois espetáculos, “João e Maria” e “O Pequeno Príncipe”, que estão sendo apresentados em dez cidades do interior de Goiás e cinco do entorno de Brasília.

COMENTÁRIOS