Offline
Estudantes a partir do 5º ano não poderão mais usar mochilas
19/04/2023 20:21 em Anápolis em destaque

A Secretaria Municipal de Educação de Goiânia anunciou a suspensão temporária do uso de mochilas pelos estudantes do 5º ano do ensino fundamental em diante. A medida foi tomada para diminuir o sentimento de histeria coletiva que tem afetado os pais de diversos alunos. Além disso, outras medidas de segurança foram definidas pela SME e constam no ofício circular Nº 3/2023, publicado na última sexta-feira (14).

Segundo Wellington de Bessa, titular da SME, a suspensão das mochilas é necessária porque o monitoramento dos alunos do 5º ao 9º ano, que têm entre 10 e 14 anos, é mais difícil. Outra medida temporária é o impedimento de que os pais levem os filhos até a porta das salas de aula. No entanto, as mudanças estruturais serão definitivas. Recursos já destinados serão investidos em melhorias na segurança, como muros, grades, botões de pânico, sistema de câmeras e alarmes.

O texto do ofício também estabelece que todas as unidades da rede devem trabalhar na conscientização dos estudantes e famílias em relação à educação midiática para não se tornarem reféns de notícias que geram pânico. Além disso, as unidades devem intensificar as ações e projetos pedagógicos para disseminar a cultura de paz, conscientização e identificação de práticas desencadeadoras de violência.

Para isso, a SME lançará o projeto “Por uma Cultura de Paz”, começando com o ‘dia D’ na próxima quinta-feira (20), quando será realizado um ato pela paz em todas as unidades. O projeto propõe ações de mobilização da comunidade escolar. “Além de garantir a segurança nas escolas, temos promovido diálogos junto aos pais e alunos para explicar sobre este momento delicado e evitar essa onda de informações falsas que tem como objetivo causar pavor social e uma onda de terror”, destaca o titular da pasta.

A Secretaria de Estado de Educação de Goiás também está promovendo a cultura da paz nas instituições de ensino da rede pública estadual. A titular da Seduc, Fátima Gavioli, concederá uma entrevista nesta quarta-feira (19), às 8h30, para falar sobre as ações. A campanha “Todos Pela Paz” foi lançada em todas as unidades escolares da rede estadual na última segunda-feira (17) e visa envolver toda a comunidade escolar em um grande movimento de paz, bem-estar e boa convivência.

COMENTÁRIOS