Em Anápolis, a mudança de intervalo de 12 para 8 semanas entre primeira e segunda dose da vacina Pfizer foi adiada até o envio de remessas do governo federal para esse grupo. Por tratar-se de uma mudança recente, o esquema vacinal das pessoas que receberem a primeira dose deste imunizante a partir de hoje passa a considerar o novo intervalo.
Portanto, todos que se vacinaram com Pfizer até a quarta-feira, 29, devem seguir a data marcada no cartão de vacina para a segunda dose, com 12 semanas depois da primeira, diferente dos que receberem a primeira desta quinta em diante, cujo prazo é de 8 semanas entre uma dose e outra.
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde foi orientada sobre o novo período. No entanto, com as remessas de vacina que chegaram ao município ainda não é possível cumprir com a alteração de forma retroativa, pois o número de imunizantes Pfizer destinados à segunda dose são equivalentes ao público que, atualmente, precisa recebê-la 12 semanas depois.
O município aguarda, por parte do governo federal, a distribuição de remessas com volume suficiente para pôr em prática a antecipação de segunda dose da Pfizer e ainda não há uma previsão oficial desta adequação.