O presidente da Câmara Municipal de Anápolis, vereador Leandro Ribeiro (PP), informou na manhã desta quarta-feira, 04/08, que as sessões plenárias da Casa devem retornar de forma 100% presencial a partir da próxima segunda-feira (09).
A medida, de acordo com o presidente, deverá ser regulamentada através de uma portaria. Ele destaca que todas as medidas de segurança sanitária vão ser adotadas neste retorno sem, agora, o modelo híbrido, em que parte dos vereadores têm a opção de participar por via remota, sem a necessidade, portanto, de estar no plenário.
O vereador Jean Carlos (DEM), pontua que a volta das atividades 100% presenciais deveria ser repensada, até que todos os vereadores se sintam seguros.
O vereador Policial Federal Suender (PSL) também manifestou cautela em relação ao retorno totalmente presencial, em razão de as acomodações do plenário serem suscetíveis a aglomerações.
Mais segurança
Para João da Luz (DEM), a volta dos trabalhos presenciais melhora a resolutividade dos trabalhos na Casa. No entanto, ele observa que é necessário aumentar as medidas de segurança.
O vereador do PV, Domingos de Paula, afirma que concorda com a medida da Mesa Diretora. Segundo ele, todos os parlamentares já foram vacinados com a primeira dose e, alguns, com a segunda dose.
A vereadora Cleide Hilário (PRB) também se manifestou favoravelmente à volta 100% presencial, porque, na sua avaliação, os representantes do povo devem dar o exemplo.
O líder do Executivo, vereador Jakson Charles (PSB) destaca que os professores foram vacinados e a volta será, ainda, de forma híbrida, ou seja, o pai que não quiser pode não optar em mandar o filho para a escola e mantê-lo no ensino via remota.
O presidente Leandro Ribeiro, ainda no debate, disse que os vereadores devem seguir a população que já está trabalhando de forma presencial.
Por Contexto